Regulamentação

Orientação Psicológica Online

A Orientação Psicológica On-ine ou Atendimento Psicológico Online é uma modalidade de atendimento psicológico realizado por psicólogo através da internet. É uma alternativa útil para pessoas que precisem de orientações pontuais, focadas em questões específicas de sua vida pessoal, familiar, profissional ou relacionamento afetivo. Ferramenta reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia, de acordo com a Resolução CFP nº 11/2012, e os profissionais que a praticam devem obedecer ao Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Pedem ser utilizadas até 20 sessões online. O atendimento online, em seus preceitos éticos do sigilo e privacidade são os mesmos do atendimento em consultório.

Requisitos: Computador com acesso à internet de banda larga, microfones e caixa de som. O paciente poderá optar por usar ou não uma webcam.

 

Quem poderá utilizar este serviço?

O atendimento psicológico online é destinado a maiores de 18 anos.

 

Horário de atendimento.

Atendimento das 8:00 às 21:00 horas (necessário agendamento).

 

Quais os benefícios da orientação psicológica online?

Flexibilidade a facilidade de horários;
Acessibilidade de pacientes em transito e deficientes físicos;
Brasileiros que residam no exterior podem facilmente acessar este recurso;
Pessoa que exerça atividade profissional que exija um deslocamento constante.

 

Como proceder para marcar uma sessão?

Inicialmente você deverá enviar um e-mail para o psicólogo de sua preferência informando os dias e os horários desejados. Em seguida, você irá escolher a forma de pagamento, por depósito ou pelo PagSeguro.

Após o atendimento será feito via Skype ou E-mail, de acordo com o serviço contratado.

 

Qual a diferença entre psicoterapia e orientação psicológica online?

A orientação psicológica é diferente de psicoterapia. As sessões de orientação psicológica online são mais focadas, e tem caráter orientativo em questões pontuais de sua vida, sem o maior aprofundamento de uma sessão, como a de psicoterapia. Já a psicoterapia é um processo contínuo, sem limitação de sessões e que abre um leque maior de possibilidades de tratamento.

 

Vulnerabilidade do ambiente virtual

Foram implementadas razoáveis medidas técnicas e organizacionais que visam garantir a integridade e a confidencialidade das informações que nos forem fornecidas como solicitação de senha individual para ter acesso a área do cliente.  Portanto, é do conhecimento do usuário que não se pode ter expectativa de segurança total ao utilizar serviços através na Internet devido a sua vulnerabilidade em relação a invasão de websites e outros atos ilícitos. É do conhecimento do usuário que as informações por ele prestadas são de seu próprio risco.

Para contribuir com o sigilo e a segurança do atendimento, aconselho ao cliente que evite realizar consulta em locais públicos (faculdade, cyber-cafés, trabalho, entre outros), na presença de outras pessoas, e utilizar  computadores de sua propriedade ou de pessoas de confiança. Além disto, nao é indicado acessar outros sites durante o atendimento e sugerimos que os instrumentos online utilizados pelo cliente estejam sempre protegidos por antivírus e firewall de confiança.

Todos nossos computadores contém antivírus e firewall para precavermos qualquer ataque. Recomendamos que seu computador esteja equipado com esses recursos.

Links úteis:

CRP SP
CFP
Resolução 11/2012